Quadro de Famlília – O que é Família?

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Estamos a partir deste mês iniciando nossa nova coluna para falarmos a respeito de assuntos e situações que envolvem o quadro de família de nossos leitores. Nosso objetivo é oferecer subsídios que venham ao encontro das necessidades de cada família como uma valiosa ajuda para melhorar e aperfeiçoar a realidade familiar de todos.

 

O que é família? O dicionário a descreve como sendo o conjunto de pai, mãe e filhos; pessoas do mesmo sangue; descendência, linhagem. Família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou… Um mero alojamento. Deus mesmo instituiu a família ao abençoar o primeiro casal e lhe dizer: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” (Gênesis 1.28) A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.

 

A família foi e ficará sempre sendo o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, sociedade, associação ou a qualquer outro gênero de agrupamento humano: ela é constituída por relações de amor! Na origem de tudo, há um amor conjugal que chama a vida a participar desse amor. Se a família vai bem, a sociedade, a escola, a igreja, tudo andará melhor.

 

A família vem de uma opção. De fato, ela existirá a partir do momento em que um homem e uma mulher decidirem viver juntos, criar um mundo novo, um mundo diferente: uma família. Nesse mundo novo e distinto, nascerão os filhos, que se incorporarão ao projeto de vida idealizado por seus pais. É na família que os filhos desenvolverão sua personalidade. Nela crescerão, encontrarão o sentido de sua existência e amadurecerão na segurança, até que um dia também eles partirão para realizar seu próprio projeto.

 

A família é o projeto de Deus para a felicidade humana. No decorrer dos séculos passou por muitas transformações e hoje parece estar à deriva, impotente e desprotegida diante da influência do consumismo, bombardeada pelos meios de comunicação e incapaz de dar uma resposta a esses ataques. Ela fica na defensiva. A impressão que se tem é a de que ela se conserva como um reduto afetivo, baseado principalmente na segurança do amor dos pais pelos filhos, e que se ressente, cada vez mais, da indeterminação dos papéis masculino e feminino. Nosso mundo tem mudado muito e rapidamente. Há hoje muitas coisas que não estão fixadas de antemão. Em nossa sociedade, os papéis tradicionais da mulher e do homem, antes assumidos como destinos implacáveis, não são mais simplesmente aceitos. Muitas famílias se assemelham a verdadeiras colchas de retalhos.

 

Se deixarmos de lado as teorias e descermos ao palco da própria vida observaremos que a família é uma realidade dinâmica, em evolução permanente, nunca a mesma. Perceberemos  que cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem. Para que a família possa ser aquilo para o qual Deus a criou todos os pais, como sacerdotes do lar,  precisam dizer com Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15)  Como Abrão teve por prioridade o erguer de um altar ao Senhor em cada novo lugar onde erguia suas tendas , essa deve ser a prioridade de cada pai de família sempre. Os valores precisam ser invertidos e voltar à sua originalidade.

 

Se você possui uma família, louve a Deus por ela e lute para que lhe seja sempre a melhor e mais bonita família do mundo!

 

Pastor Ivo Lídio Köhn