“Estou eu sendo injusto com você?” Esta é a pergunta que está no texto de Mt 20.1-16 (Patrão ao empregado).
Nos dia 2 e 3 de Março tivemos a oportunidade de realizar a celebração do Dia Mundial de Oração, ecumenicamente com a Comunidade Congregacional de 23 de Julho, em Ubiretama, juntamente com a Comunidade Católica da cidade.
Na Linha 15 de Novembro o programa foi realizado com membros da Comunidade Congregacional e Comunidade Luterana São Mateus. Foram programas com muitos cânticos e a participação ativa dos membros e famílias das Comunidades. O lema do DMO ano 2017 foi muito próprio para todos nós vindo das mulheres de Filipinas, mostrando-nos que as estruturas que consolidem a desigualdade econômica estão por toda parte. Diante disso, somos chamados a confessar, assumir a responsabilidade e responder ao chamado de Deus pela justiça.
As irmãs filipinas nos ensinam uma prática cultural tradicional conhecida como dagyaw. Dagyaw é uma maneira da comunidade de trabalhar nas fazendas de cada um e de forma equitativa beneficente da colheita. Esta prática é mais comum entre os agricultores. É orgânica, comprometida e com uma agricultura auto-sustentável. É uma boa prática para construir e manter uma comunidade e atualizar compaixão e carinho entre nós. Talvez esta é a chave para uma resposta coletiva à pergunta: “Não estou eu sendo tratado injustamente?” Que possamos cada dia praticar a justiça em nossos famílias, trabalho e comunidades.
Também informo que no ano de 2017 o Brasil estará sediando a Qüinqüenal – Encontro Internacional do DMO – nos dias 20 a 27 de Agosto, na cidade de Foz do Iguaçu, PR. Será um evento expressivo onde mais de 100 países estarão representados pelas suas delegadas.
Solicito que divulguem e visitem o site do DMO, pois ali tem muita informação e sobre qualquer outra dúvida ou sugestão, estou à disposição.
“Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor” (Ef 5.19).
Desejo um abençoado trabalho a todas(os) e um bom tempo de graça e paz!
Em Cristo,
Esther Susana M. Renner