Sob o lema “Restaurando Restauradores” a IECB reuniu dias9 a 11 de novembro de 2008 seus pastores e famílias no Pratas Termas Hotel de São Carlos, SC para mais um Retiro Espiritual.
Alguns já chegaram na quinta-feira, mas a abertura deu-se com o almoço de sexta-feira, dia 7. Foi um feliz reencontro de colegas, irmãos e irmãs num lugar muito aconchegante com amplo espaço para reuniões, lazer, esporte etc.
Na sexta-feira, à tarde todos se reuniram num auditório climatizado para o devocional de abertura dirigido pelo presidente Pastor Dorival Seidel, o qual deu as boas vindas e expressou sua alegria pela presença de todos e todas. Justificou a ausência de alguns e desejou bênçãos a todos.
Os pastores Lineu Hoffmann, Danilo Wohlenberg e Edison Lutzer nos dirigiram no Louvor. A região oeste apresentou uma encenação sobre o tema CUIDANDO DE QUEM CUIDA. Nessa apresentação focalizou-se o que muitas vezes acontece no círculo pastoral: as decepções, frustrações, desânimos, carências etc. Mas, também foi focalizada a bondade e misericórdia de Deus, que supre nossas necessidades e que capacita aos seus servos para a obra.
As explicações e os avisos foram dados pelo presidente como também recados de outros que precisavam ser compartilhados. As crianças estiveram sob os cuidados da Joice e Carla, duas irmãs da Igreja de Cruzeiro, Santa Rosa, RS, as quais realizaram um excelente trabalho possibilitando aos pais um melhor aproveitamento do Retiro.
Sexta-feira, à noite as irmãs Kátia Seidel, esposa do presidente da IECB e Carla Nogueira, filha do Pastor Schumann, de forma alternada, falaram sobre o tema com muita simplicidade e clareza, nos mostrando os seguintes pontos:
- Para os momentos de catástrofes, ESPERANÇA. (2 Co 4.18)
- Para os momentos de vergonha, MISERICÓRDIA. (Lc 23.42-43)
- Para os momentos de ingratidão, GRATIDÃO. (1. Tss 5.18)
- Para os momentos de amargura, PERDÃO. (Mt 18.23-30)
- Para os momentos de ansiedade, PAZ. (Mt 7.11; Fp 4.19)
- Para os momentos sem orientação, DIREÇÃO. (Mc 6.34-37)
- Para os momentos de medo, FÉ. (Mc 5.36; Mt 28.20)
- Para os momentos difíceis, SERVIÇO. (Mt 5.41)
- Para os dias de insegurança, MOTIVAÇÃO. (Fp 4.13; Mc 9.23)
O que é restauração de alma? Reconhecer nossas feridas, defesas e responsabilidades. Experimentar Jesus levando sobre Si essas feridas. Receber o perdão e a libertação de Deus. Poder transmitir o mesmo para aqueles que nos machucaram e abusaram. Concluíram dizendo: “Não descuide por causa do teu ministério o cuidado de ti mesmo e não dê aos outros até o ponto de não restar nada de ti, para ti próprio. Certamente, deve ter presente a recordação das almas de quem és pastor, mas não te esqueças de ti mesmo.”
No sábado de manhã todos se reuniram para mais um devocional quando a região Grande Santa Rosa apresentou um jogral falando sobre os frutos do Espírito Santo e da sua necessidade em nossa vida. Realizamos ensaios e foram dados outros avisos por parte da IECB. Sábado à tarde tivemos livre para lazer, piscina, bate-papo, descanso etc.
Sábado à noite, Pastor Oswino Reschke e Pastor José Kollenberg falaram sobre o tema mostrando que somos seres com necessidades biológicas, sociais, psíquicas e espirituais. Enfatizaram a necessidade de o pastor ter um amigo, alguém com o qual possa abrir-se e compartilhar o que deixa seu coração pesado e pesaroso. Ele precisa tomar tempo para si afim de não quebrar de estafa; precisa cuidar da sua família. Salientaram o perigo da obesidade do ego e a importância da humildade. Foram explanações baseadas em pesquisas de pessoas que estudaram profundamente a vida de restauradores, ou seja, servos de Deus. Os colegas souberam colocar isso de forma muito simples e clara a nós.
Domingo de manhã, Pastor Ivo L. Köhn, falou sobre o tema baseando-se em Jeremias 18.6. Disse que os obreiros de Deus trabalham na recuperação e restauração de vidas, de lares, de casamentos afetados pela enfermidade do pecado e desgastados pelo mesmo. Chega um momento em que eles se tornam semelhantes ao vaso do oleiro no texto e necessitam de restauração. Abordou os seguintes pensamentos:
- Quando precisas de restauração?
- a) Quando perder o primeiro amor
- b) Quando perder as obrigações morais
- c) Quando perder a pureza doutrinária
- d) Quando perder o senso de dependência
- A capacidade do restaurador dos restauradores
- a) Restauração física
- b) Restauração espiritual
- c) Restauração do culto
- d) Restauração do meio ambiente
- e) Restauração final
- Exemplos de vasos ou vidas restauradas
- a) A restauração de Davi. (Sl 32.4 / Sl 40.2)
- b) A restauração de Pedro. (Mt 26.35 / Mc 14.72 / Mt 16.18)
- O caminho da restauração
- a) Entre com o desejo (Ap 2.21/ Sl 81.11/ Mt 23.37/ Fp 2.13)
- b) Entre com o pedido (Sl 80.3,7,19)
- c) Lembre-se de onde, quando e como começou a crise que o (a) deixou no fundo do poço. (Ap 2.5)
- d) Confesse tudo
- e) Renove a aliança (Mt 11.29)
- f) Deixe o resto com Deus (Sl 37.5)
Seguiu-se a celebração da Santa Ceia. Foram momentos marcantes e abençoados naquela manhã. Cada casal de pastores foi presenteado com um copo térmico e os palestrantes receberam mimos. Em nome do colégio de pastores, Pastor Paulo Aguilar e sua esposa Sirlei, repassaram mimos especiais ao Pastor Dorival e Dª. Kátia, como demonstração de gratidão pelo seu empenho na preparação e realização deste Retiro.
O Retiro encerrou com o almoço de Domingo, após o qual todos retornaram às suas paróquias, refeitos e restaurados, ou seja, com novo vigor e ânimo para a obra do Senhor. Somos gratos a IECB e a Secretaria de Missões dos Ministérios Globais dos USA que nos auxiliaram na realização desse evento. Que o grande Restaurador continue a nos restaurar sempre quando se fizer necessário!