Autor: Pr. Dorival L. Seidel
No mês de julho deste ano(2007) realizou-se no Brasil os jogos Panamericanos. Onde asssistimos verdadeiros espetáculos. Quantas apresentações fantásticas! Algumas arrancaram aplausos, outras valeram medalhas, todas em alto nível para encher os olhos de admiração. A gente diz: o ser humano consegue fazer tudo isto?? Queremos compreender isto um pouco melhor.
Ao nascer existem aptidões genéticas em processo de desenvolvimento; esta disposição ao desenvolvimento depende diretamente dos períodos sensitivos e dos instintos guia. Se os pais produzem um estímulo coincidindo com o período sensitivo correspondente, estão potenciando a velocidade e a capacidade de aprendizagem nesse estímulo. Crescerão então aptidões e será mais fácil seu aperfeiçoamento posterior. Por melhores que sejam os estímulos e excelentes nossas aptidões, se não queremos aprender algo, não aprenderemos. Se proporcionamos o estímulo fora do período sensitivo, para conseguir a mesma aprendizagem será necessário um estímulo mais forte e uma força de vontade maior, e é provável que nunca se chegue a ótimos resultados.
A formação da pessoa se realiza em três aspectos: o corpo, a inteligência e a vontade. Cada um deles se desenvolve através de processos diferentes, todos eles conectados e formando um único ser indivisível, que é a pessoa. No desenvolvimento da pessoa intervém por um lado a transmissão genética e por outro o ambiente exterior. A pessoa está limitada pelas circunstâncias que a rodeiam, que são alheias a ela principalmente nos primeiros anos de sua vida: raça, país, nível social, família, número de irmãos, ambiente, etc. Todas influem diretamente no que chegaremos a ser, e não foram escolhidas por nós.
A fórmula que define a capacidade de aprender está representada pela seguinte função:
APRENDER= | F [ (ESTÍMULO) X | (APTIDÕES) X | (VONTADE) ] |
AÇÃO EXTERNA | PERÍODO SENSITIVO | FATORES POSITIVOS | |
(Ex: aulas de música) | INSTINTO GUIA | O amor; | |
A alegria; | |||
A confiança. |
O primeiro passo necessário para aprender algo é que exista um estímulo exterior no qual se possa basear a aprendizagem. Por ex.: o exemplo de um pai ordenado; um professor de inglês; aulas de música, etc. Se não existe o estímulo exterior não será possível, mesmo que a capacidade genética seja alta ou a criança queira aprender algo, não será possível.
Veja no quadro abaixo as diversas influências que exercem a genética e a educação na formação da pessoa:
Nível | Pessoa | Formação | Influência Genética | Influências da aprendizagem |
1 | Matéria | Adestrar | 78% | 22% |
2 | Inteligência | Instruir | 52% | 48% |
3 | Vontade | Educar | 29% | 71% |
A pessoa é livre e decide o que quer no campo ao qual conhece e através desses conhecimentos, os pais ajudam a educar a vontade de seus filhos. Assim, os primeiros estímulos oferecidos serão o exemplo de suas vidas e a seguir a transmissão dos conhecimentos necessários para ajudar seus filhos a serem livres e responsáveis em seu pleno sentido. Os hábitos sendo a base das virtudes podem começar a serem vividos desde o nascimento. As crianças aprendem com o exemplo e a repetição de atos. Cada um de nós é aquilo que o meio nos fez ser, juntamente com a nossa livre vontade de escolha.
Aptidão é a qualificação e disposição de cada um em aplicar seu conhecimento. É o saber que se revela no fazer. Então, agora, entendemos porque alguns são tão capazes e outros mais limitados nas suas ações, ou no seu modo de se apresentar.
Tudo isto nós queremos colocar diante do nosso maravilhoso LEMA da IECB, SENHOR, CONTE COMIGO! Com as minhas aptidões. Independente se somos aptos pelas cargas genéticas, ou por influências que o meio nos tem acrescentado(pais, escola, Igreja, sociedade…).
Indiferente se somos lavradores, colonos, metalúrgicos, marceneiros, advogados, médicos, empresários… cada um tem aptidões. Com as mesmas queremos servir ao nosso Senhor Deus. Jamais podemos esconder nossas qualificações ou aptidões diante de Deus. Ele nos abençoou com estas aptidões para nos dispormos para Ele e Sua Obra, para que outros tantos fossem abençoados.
A nossa Igreja concentra uma riqueza grandiosa nas aptidões dos seus membros nas diferentes áreas: seja na música, na construção, na liderança, no ensino, no cozinhar, no escrever, no administrar… Que tudo possa ser usado para o engrandecimento do Reino do Senhor da Igreja. Diga, Senhor, Conte com as minhas aptidões. Minha vida é Tua, Senhor, tudo o que tenho, faço e sou, também é Teu. Use tudo para o Teu Louvor!
Fraternalmente.
Pr. Dorival L. Seidel