Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn
Nosso Deus é maior do que tudo e todos que possam vir a confrontá-lo. O argumento desse mês para comprovar isso é o fato que Ele é Todo Poderoso, conforme suas próprias palavras ditas a Abrão em Gn 17.1: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Em outras palavras isso significa o que está escrito mais tarde em Lc 1.37: ” Porque para Deus nada é impossível”.
Que Deus é Todo Poderoso podemos perceber na maternidade de Sara acima dos noventa anos e na paternidade de Abrão com quase cem anos.
Que Deus é Todo Poderoso podemos perceber na concepção milagrosa de Jesus em Maria ao engravidar através do Espírito Santo, sem relação com homem algum.
Que Deus é Todo Poderoso podemos perceber na ressurreição gloriosa e triunfante de Cristo na manhã da Páscoa, pois os acontecimentos da sexta-feira santa comprovam que Ele realmente morrera.
Tão grande é o poder de Deus que, na mão dele, caos é matéria prima para a beleza! Lembra do que a Bíblia diz do princípio? “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. (Gn 1.2)
O poder de Deus é sobrenatural, portanto, capaz de coisas tremendamente absurdas. Exemplo disso foi a ressurreição de Lázaro. Ele estava morto e Jesus o ressuscitou, mandando-o sair para fora. E aí, quem quase morre são os outros… Houve até quem disse: “Já cheira mal, Senhor!”
Assim poderia dissertar sobre muitos outros pontos para comprovar que a Deus nada é impossível, porque Ele é Todo Poderoso. Quero, porém, lembrar ao nosso estimado leitor que essa maravilhosa verdade da fé cristã, UM DEUS TODO PODEROSO, se torne a ele e a nós em poderosa energia, que nos impulsiona para frente quer seja na vida pessoal, familiar, espiritual e eclesial.
Dez espias voltaram com um relatório baseado na realidade da situação. “Há gigantes na terra! Não temos a menor possibilidade de vencer essa batalha”. Josué e Calebe viram duas realidades: os gigantes e o Deus que os fez. Eles retornaram entusiasmados com a chance de ver o poder de Deus agindo. “Vamos até lá, agora mesmo. Essa terra é cheia de leite e mel e nós servimos a um grande Deus. Facilmente ele nos levará para essa terra e nos dará a vitória. Vamos em frente”. –
A força de Deus não pode ser abalada nem pela incompetência do homem, nem pela fúria de Satanás. Seja lá qual forem “os gigantes” que tenhamos que enfrentar como Igreja em 2009, nosso Deus é Todo Poderoso para nos salvar de cada um deles ou para nos ajudar a derrotá-los. Se Davi se utilizou de um instrumento tão simples para enfrentar um adversário que, além de ser um gigante, era um guerreiro fortemente armado, entra pelos olhos de qualquer observador que houve naquele duelo desigual a intervenção de uma força que se aliou à funda para que esta vencesse o embate. De fato: Davi foi ao encontro de Golias em nome do Senhor.
Caro leitor! Não enfrente a adversidade e o adversário com medo e temor; também não os encare confiando demasiadamente no seu poder e na sua própria capacidade. Ambas as atitudes são perigosas e podem levar-te à derrota. Veja-se sempre como um instrumento através do qual Deus pode revelar-se e manifestar seu grande poder, para que então a honra e a glória não sejam suas, mas Dele. Por essa razão a sua palavra diz: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza… Porque quando sou fraco, é que sou forte”. (2 Co 12.9ª e 10b) Seja como pai, mãe, filho, empregado, patrão, pastor, médico, engenheiro ou seja qual for sua ocupação ou vocação, você depende do Deus Todo Poderoso e é somente com a sabedoria e o poder que emanam Dele, que conseguirás êxito em seus propósitos. Muitos se comportam como se quisessem dizer: “Creio no eu Todo Poderoso…”. É lógico que necessitamos de uma autoconfiança saudável, só que nossas capacidades são limitadas e Jesus disse claramente em João 15.5b: “… porque sem mim nada podeis fazer”.
Encaremos os desafios da vida e do trabalho em nome do Senhor Todo Poderoso e certamente com Ele venceremos. Disse o Pastor Marcelo D’Emilio de Buenos Aires: “A única maneira de se mostrar a realidade de um Deus que vive é por uma Igreja que opera na dimensão do sobrenatural, de um Deus que pelos séculos dos séculos está assentado no trono, sempre reinando”. –Por essa razão confessamos em nossa fé: “Creio em Deus, Pai, Todo Poderoso…”
Pastor Ivo Lídio Köhn