Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn
“Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muitos frutos, porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5)
Como IECB estaremos em 2014 sob o lema: “PERSEVERANDO PARA A EXCELÊNCIA”. Um lema que em nossa coluna também será abordado em relação à família, ao lar, pois todos precisamos vigiar para não nos acomodarmos, onde quer que nos encontramos, mas sim perseverar em busca da excelência, do crescimento, da perfeição. Mesmo que enquanto aqui não encontremos a perfeição, mas ela precisa ser o alvo de cada cristão.
Nessa perseverança em busca da excelência, do aperfeiçoamento cada um de nós, como cristãos, pais de família, filhos, irmãos, avós, sogros, genros, noras etc. não poderá esquecer o básico, o fundamental expresso pelo tema desse artigo: “Ligados à videira verdadeira”. O centro das forças e da energia é sempre Jesus. Ele nos alimenta, e é o nosso alicerce. Não podemos esquecer que nós não somos a videira e nunca seremos. Somos os ramos, e como ramos, às vezes somos podados, mas não lançados fora; nos limpam, sempre visando nosso crescimento. Dependemos da videira. A videira é um organismo vivo, que supre vida a outros organismos vivos. Cristo proporciona vida a outros. Jesus é a fonte de sustento espiritual. Assim também está escrito que Jesus é o pão vivo que desceu do céu. O suco do fruto da videira, que é o vinho, simboliza o sangue de Jesus e é servido na santa ceia como memorial. O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo.
Devemos sempre estar ligados na videira, senão morreremos. Recebemos da videira: alimento, vida, e segurança, mas se estivermos desligados dela… morreremos. Se os ramos permanecerem na videira, automaticamente darão frutos. Os ramos por si só não dão frutos. Se o ramo estiver fora da videira, aparentemente por algum tempo, ele ainda permanece com sua cor original, tendo brilho, parecendo ter vida, mas logo, logo, perde sua viscosidade, seca e morre. Assim somos nós, se largarmos Jesus e sairmos do caminho santo, por uns momentos parece que nada acontecerá, mas com o passar do tempo morreremos espiritualmente, não teremos alegria, nem esperança. Jesus é quem nos sustenta, temos que ter sempre em mente que somos dependentes Dele e jamais poderemos pensar que daremos frutos se não estivermos arraigados Nele.
Isso significa que se o seu lar, sua família deseja caminhar e perseverar em busca da excelência é primordial que seus integrantes ou componentes sejam pessoas convertidas e consagradas ao Senhor; ramos enxertados na videira verdadeira que é Jesus. Isso é um fato na sua família? Sem esse requisito não haverá perseverança para a excelência!
Pastor Ivo Lídio Köhn