Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn
A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser mencionada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro. O termo obediência , tal como a ação de obedecer, conduz da escuta atenta à ação, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrário, provocar uma profunda atitude interna de resposta. Obedecer implica, a subordinação da vontade a uma autoridade, a aceitação de uma instrução, o cumprimento de um pedido ou a deixar de fazer algo que é proibido.
Em casa os pais são essa autoridade; na escola, os professores; no trabalho, o chefe; na sociedade, as autoridades; no país, a Constituição Nacional. E na Igreja? A palavra de Deus, a Bíblia Sagrada é a constituição da Igreja.
Queremos nessa coluna mostrar a importância da Igreja e seus membros estarem sujeitos e subordinados à palavra de Deus ouvindo o que ela diz em Dt 30.15-16 “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.” Que benefícios e vantagens traz o OBEDECER aos que o praticam? Vejamos alguns pontos sempre com confirmação bíblica:
- Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais. A Bíblia diz em Ef 6.1-3 :“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”
- A obediência pode livrar-nos de doenças. A Bíblia diz em Êx 15.26 dizendo: “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.”
- A obediência é a chave para uma vida de sucesso. A Bíblia diz em Js 1.8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
- Seremos avaliados em termos da nossa obediência aos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Mt 5.19 “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”
- A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em Jo 14.15,23 “Se me amardes guardareis os meus mandamentos. … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
- O Espírito Santo só será dado àqueles que obedecem a Deus. A Bíblia diz em At 5.32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
- Jesus obedeceu ao Seu Pai dando-nos um exemplo de como devemos obedecer ao Senhor. A Bíblia diz em Hb 5.8-9 “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.”
- Deus aconselha-nos que obedeçamos às leis do nosso país. A Bíblia diz em Rm 13.1-2 “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”
- Em certas ocasiões a obediência a Deus pode requerer a desobediência aos poderes terrestres. A Bíblia diz em At 5.29 “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”
Em relação à obediência, um problema é que demoramos em obedecer aquilo que já aprendemos das Escrituras porque não conseguimos ver tão longe quanto gostaríamos de ver na estrada teórica. Talvez não entendemos completamente por que Deus exigiria tal coisa como as Escrituras indicam. Ou podem não estar claro para nós quais seriam as conseqüências se aceitássemos a palavra de Deus sem questionamento. Ou podemos não ver como este ou aquele ato de obediência se encaixa no plano geral da vontade de Deus. Não há falta de obstáculos, mais ou menos teóricos, que podem atrapalhar o membro sério que não só quer obedecer, como também deseja entender o que está sendo feito. A ironia do crescimento, contudo, é que a compreensão vem de levar adiante a nossa obediência ao invés de segurá-la. “A compreensão pode esperar, a obediência não pode”.
Pastor Ivo Lídio Köhn