O início da comunidade Congregacional de Cascavel está inserido no contexto geral da expansão do trabalho da nossa igreja na região Oeste do Paraná. Depois de assumir o trabalho da igreja em Marechal Cândido Rondon em 1963 o pastor Gustavo Altmann fez incursões, fundando comunidades e pontos de pregações nos mais diversos lugares, incluindo assim a comunidade de Cascavel.
Durante certo tempo os cultos foram realizados na casa do Sr. Ernst Schulz. Eram apenas algumas famílias, mas foram visitadas regularmente e edificadas sobre o fundamento da Palavra de Deus.
O trabalho foi interrompido por um período, mas as poucas famílias que eram de origem Congregacional permaneceram firmes.
Nesse tempo a comunidade foi visitada algumas vezes pelo Pr. Bruno Giese vindo de São João. O pastor Jan Serfas retomou o trabalho depois da sua chegada a Marechal Cândido Rondon, em 1974. Algum tempo os cultos tiveram lugar no interior, em Placa Lindóia e também na residência do Sr. Albino Schulz, aqui na cidade.
Através da iniciativa e a atuação constante de diversas pessoas, inclusive do pastor Jan Serfas, a Prefeitura Municipal de Cascavel, na administração do Exmo. Sr. Jacy Miguel Scanagatta, doou um terreno no Bairro JD. Cristal no ano de 1982 para que a igreja pudesse construir a sua sede.
Assim foi eleita a primeira diretoria, fundando oficialmente a Comunidade Congregacional de Cascavel, no dia 21 de março de 1982, para representar administrativamente a Igreja local, que ficou assim constituída:Presidente: Adolfo Noetzold; Vice: Raimundo Stache; Tesoureiro: Albino Schulz; 2º tesoureiro: Ari Höller; Secretário: Ilmo Witter; 2º secretário: Valdemar Kaiser; Conselho Fiscal: Adelmo Dressler e Armindo Quinot.
Conforme a ata de fundação os seguintes membros compuseram a IECB – Cascavel:
- Adolfo Noetzold,
- Albino Schulz,
- Adelmo Dressler,
- Ari Höller,
- Cesar Dressler,
- Ilmo Witter,
- Pedro Diesel,
- Raimundo Stache,
- Valdemar Carlos Kaiser.
No ano seguinte, mais precisamente no dia 25 de setembro de 1983, foi inaugurado o pequeno Templo que serviu por muitos anos para a realização das programações da comunidade. O trabalho cresceu e houve a necessidade da construção de um novo Templo que com a oferta, empenho e dedicação de todos foi possível concluir esta tão esperada obra. Dia 06 de maio de 2001 foi o grande dia. A inauguração e dedicação do novo Templo a serviço do Senhor. Muitas atividades, bênçãos e também muitas lutas ocorreram durante estes 30 anos, mas sem dúvida a vitória é nossa pela graça do Senhor.
Que 2012 – 30 anos depois – não seja o final, mas um meio para continuar escrevendo a história…
“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Ele firmou a “Igreja” para que não se abale. Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado”. Salmos 96
Edemar Krause – pastor da paróquia de Cascavel há 13 anos.